Estorinhas para Acordar Crianças & Canções para Ninar o Pensamento. (Espaço para expressar intuições inspiradas em toda a tradição mística e no livro Um Curso em Milagres)
sexta-feira, 16 de setembro de 2011
Deus e o Fogo.
O fogo tem sido constantemente utilizado como símbolo de Deus. No Antigo Testamento a imagem que é revelada a Moisés como a melhor representação de Deus é uma sarça que pega fogo sem se consumir. O fogo é um símbolo exato pois representa duas características de Deus: a Imutabilidade e a Criatividade. O fogo é imutável pois nunca muda sua natureza. Mas isso não significa que o fogo seja estático, se assim fosse, a eternidade seria um tédio. Nossas noções de movimento e repouso não nos dão os parâmetros exatos da eternidade, que é completamente uma outra instância! O fogo é como Deus: sempre crepitante, a espalhar sua natureza por todas as coisas sem, no entanto, mudar a si mesmo, e por isso é também Criador! Deus é dinâmico como o fogo, pois estende seu Amor por todas as coisas! Mas é dinâmico sem mudar! Quando colocas uma tocha acesa em uma madeira, a tocha compartilha o fogo com a madeira sem perder sua essência! Assim também é o Amor, o fogo de Deus no homem!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
A cerimônia de iniciação da tradição a que oficialmente pertenço é uma cerimônia de fogo, se chama Agni Hotra, na qual o fogo é a boca de Deus. Também é o fogo fonte de luz, que tudo ilumina...
ResponderExcluirSeu blog está mais lindo ainda!